Abilio lança “Craques da Natureza”, mobiliza crianças e antecipa plano para plantar 4 mil árvores em Cuiabá
JB News
Por Nayara Cristina
Do local Guilherme Augusto
A Prefeitura de Cuiabá deu início neste domingo (21) a uma das principais ações ambientais previstas para este ano com o lançamento oficial do projeto Craques da Natureza, realizado no Parque Tia Nair. A iniciativa, liderada pelo prefeito Abilio Brunini, reuniu cerca de 100 crianças em uma grande mobilização voltada ao plantio de mudas e à conscientização ambiental, marcando o início de uma meta ambiciosa da gestão municipal que pretende ampliar significativamente a cobertura vegetal da capital.

Durante o evento, mais de 400 mudas foram plantadas pelas crianças, que receberam como incentivo pacotes de figurinhas distribuídos graças à parceria com o supermercado Compper. A ação integra a programação do mês dedicado ao meio ambiente e foi desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Serviços Urbanos e da Limurb, com o objetivo de transformar o plantio de árvores em uma atividade educativa, lúdica e capaz de envolver toda a família.
Ao falar sobre o projeto, Abilio destacou que a proposta vai muito além de uma simples ação de arborização. Segundo ele, a intenção é criar uma cultura de preservação ambiental envolvendo crianças e adultos, despertando desde cedo a consciência sobre a importância das árvores para a qualidade de vida na cidade.

“Com as empresas, no caso quem participou foi o Comper, que já é uma empresa que tem ajudado o nosso município em várias áreas. A Prefeitura entrou com a assistência técnica, as mudas e a terra, enquanto eles contribuíram com os pacotes de figurinha, o que ajudou a estimular a participação das crianças”, afirmou.
O prefeito destacou que somente neste primeiro mutirão foram plantadas mais de 400 mudas e que a intenção é transformar completamente a paisagem do Parque Tia Nair nos próximos anos.
“A ideia é fazer desse parque um espaço totalmente arborizado. Hoje ele é muito aberto e possui poucos pontos de sombra. Em breve, quem vier caminhar aqui poderá aproveitar toda a beleza do lago e do ambiente com muito mais conforto, cercado por árvores ao longo de toda a pista de caminhada”, disse.
Além do plantio das mudas, Abilio ressaltou que a principal meta do programa é promover uma transformação cultural nas novas gerações, criando uma consciência ambiental capaz de produzir efeitos duradouros para o futuro da cidade.
“A gente está plantando algumas sementes no solo, algumas árvores que vão crescer e se desenvolver com o tempo. Mas também estamos plantando uma semente na cabeça dessas crianças. A conscientização é uma semente que gera mudança de comportamento. Muitas vezes vemos pessoas destruindo árvores ou promovendo danos ambientais porque lá atrás não receberam a conscientização adequada sobre a importância da arborização para a cidade”, afirmou.

Segundo o prefeito, a iniciativa busca formar cidadãos mais comprometidos com a preservação ambiental e com a construção de uma cidade mais sustentável.
“Estamos plantando hoje tanto no chão quanto na mente dessas crianças para que amanhã tenhamos uma Cuiabá mais verde, mais arborizada e com uma sociedade que cuide melhor do meio ambiente”, declarou.
Abilio também destacou que o projeto foi concebido para se tornar uma política permanente dentro da atual gestão municipal. Embora a continuidade das ações dependa das futuras administrações, ele afirmou que a intenção é consolidar uma cultura de arborização urbana que ultrapasse os limites do mandato atual.
“Ela é permanente dentro da nossa gestão. Espero que mais para frente outras administrações também deem continuidade a esse trabalho, porque a cidade precisa dessa transformação ambiental”, pontuou.
O prefeito explicou que a escolha do Parque Tia Nair para a primeira etapa do programa ocorreu por questões de segurança e logística. De acordo com ele, a presença das crianças exige um ambiente mais controlado, longe do intenso fluxo de veículos encontrado nas grandes avenidas da capital.
“Fazer esse primeiro mutirão aqui foi uma forma de garantir segurança e acompanhamento adequado. Em avenidas como a das Torres ou outras vias de grande movimento, o risco é maior. Aqui conseguimos acompanhar melhor as crianças e também cuidar das mudas nesse período de estiagem”, ressaltou.
Abilio explicou ainda que a seca impõe desafios extras para a arborização urbana e exige um planejamento mais cuidadoso para garantir que as mudas sobrevivam.
“Estamos num período de seca e isso exige mais cautela. Muitas árvores acabam morrendo quando são plantadas nessa época do ano. Por isso estamos preparando as áreas, cuidando das mudas e organizando cada etapa do plantio para garantir o sucesso da ação”, afirmou.
Durante a entrevista, o prefeito revelou que o município já possui aproximadamente 5 mil mudas disponíveis no Horto Florestal para distribuição gratuita à população.
“Temos cerca de cinco mil mudas prontas para serem retiradas ou plantadas. São árvores nativas, árvores de boa copa e espécies adequadas para ampliar a cobertura vegetal da nossa cidade. A população pode procurar o Horto Florestal e participar desse processo de arborização”, destacou.
A iniciativa também antecipa uma das metas previstas no Plano Diretor e no futuro Plano Municipal de Arborização Urbana, que ainda aguardam tramitação e aprovação. Conforme explicou o prefeito, embora os instrumentos legais ainda estejam em fase de consolidação, a administração decidiu iniciar imediatamente as ações práticas de plantio.
Segundo ele, o Plano de Arborização já está tecnicamente elaborado e estabelecerá metas, critérios e espécies adequadas para cada região da cidade, mas será formalizado após a aprovação do Plano Diretor por se tratar de um instrumento complementar.
“O plano de arborização já está pronto. O que falta é a aprovação do Plano Diretor para que ele seja incorporado oficialmente como uma política pública integrada. Mas as metas já existem e nós estamos colocando elas em prática desde agora”, explicou.
A expectativa da gestão é plantar aproximadamente 4 mil árvores nos próximos meses, ampliando a cobertura verde em parques, praças e avenidas. A próxima etapa do programa deverá alcançar as grandes vias da capital e envolver diretamente a população adulta.
Em tom descontraído, Abilio afirmou que a Prefeitura pretende criar novos incentivos para atrair também os adultos aos futuros mutirões de arborização.
“Se tiver figurinha da Copa, nós vamos plantando árvore por aí”, brincou.
O prefeito revelou ainda que outras empresas já procuraram a administração municipal para aderir ao projeto e colaborar com futuras ações ambientais.

“Percebemos dois interesses importantes: o plantio das árvores e a participação das famílias. As figurinhas acabam sendo um incentivo para as crianças, mas o principal objetivo é fazer com que elas saiam de casa e participem de algo positivo para a cidade. Outros empresários já demonstraram interesse em ajudar e isso vai permitir que a gente leve o projeto para vários bairros e regiões de Cuiabá”, concluiu.
Com o lançamento do Craques da Natureza, a Prefeitura busca unir educação ambiental, participação popular e planejamento urbano sustentável, transformando o plantio de árvores em uma ferramenta permanente de conscientização e melhoria da qualidade de vida dos cuiabanos. A iniciativa também reforça a estratégia da administração municipal de preparar a cidade para os desafios climáticos dos próximos anos, apostando na ampliação das áreas verdes como instrumento de combate às altas temperaturas e de preservação ambiental.
VEJA :
Sobre o Autor

0 Comentários