Governo Federal acelera novo modelo concessões e aposta em novos corredores para integrar Mato Grosso ao restante do país diz George Santoro


Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

JB News

Por Nayara Cristina

Do local Guilherme Augusto

A inauguração do primeiro trecho da Ferrovia Estadual Vicente Vuolo, realizada neste último sábado 20, em Dom Aquino no Mato Grosso, serviu também como palco para o anúncio de novos avanços na política ferroviária brasileira. Durante o evento, o secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, George Santoro, afirmou que o Governo Federal está ampliando os investimentos e acelerando projetos estratégicos para expandir a malha ferroviária nacional, com destaque para corredores logísticos que impactam diretamente a economia mato-grossense.

Segundo Santoro, o modelo de autorização ferroviária vem permitindo a implantação de diversos empreendimentos em várias regiões do país. De acordo com ele, mais de 40 projetos encontram-se em andamento dentro desse formato, considerado uma alternativa importante para ampliar a participação da iniciativa privada na construção de novas ferrovias.

Apesar disso, o secretário ressaltou que grandes corredores de transporte voltados à exportação exigem um modelo mais robusto. Para ele, as concessões continuam sendo fundamentais para garantir investimentos de longo prazo e assegurar a execução das obras necessárias para atender a crescente demanda logística brasileira.

Entre os projetos prioritários citados estão a Ferrogrão, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a Malha Oeste e outros corredores ferroviários estratégicos que integram regiões produtoras aos principais portos do país. Santoro destacou que essas obras representam um salto na competitividade do agronegócio brasileiro, especialmente para estados como Mato Grosso, que lideram a produção nacional de grãos.

O secretário também reforçou a importância da conclusão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, corredor que deverá ligar o Porto de Ilhéus, na Bahia, ao município de Lucas do Rio Verde, no norte de Mato Grosso. A obra é considerada uma das mais importantes do país por criar uma nova rota de escoamento para a produção agrícola do Centro-Oeste em direção ao Oceano Atlântico.

Outro ponto abordado foi a retomada de projetos ferroviários voltados ao transporte de passageiros. Segundo Santoro, o Governo Federal trabalha em iniciativas para reintroduzir esse modal em algumas regiões do país, incluindo estudos relacionados à ligação ferroviária entre Brasília e cidades do entorno, ampliando alternativas de mobilidade para a população.

Durante a entrevista, o secretário afirmou ainda que alguns projetos aguardam apenas etapas finais de tramitação administrativa e regulatória para avançarem. Entre eles estão empreendimentos que dependem de análises técnicas, publicação de editais e conclusão de processos junto aos órgãos competentes.

As declarações foram feitas durante a cerimônia que marcou a entrada em operação do primeiro trecho da Ferrovia Estadual Vicente Vuolo, considerada a primeira ferrovia estadual do Brasil. O empreendimento é apontado como um marco para a infraestrutura logística de Mato Grosso e integra um amplo projeto de expansão ferroviária que deverá conectar o estado a importantes corredores nacionais de transporte de cargas.

Com a produção agrícola mato-grossense crescendo ano após ano, a expectativa do setor é que a ampliação da malha ferroviária reduza custos logísticos, aumente a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional e consolide Mato Grosso como o principal hub logístico do agronegócio nacional.

VEJA :



Source link

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *